Por onde começar?


POR ONDE COMEÇAR?

Que tal começar pelo cômodo que está em pior situação?

- recolha toda a bagunça aparente, louças e roupa suja;

- todas as coisas têm sua "casinha" dentro de casa, então guarde cada coisa no seu devido lugar;

- separe o que pode ser doado;

- separe o que deve ir realmente para o lixo;

- vendo o pior cômodo em ordem, terá estímulo para continuar a tarefa no restante da casa.

LIVRE-SE DO CAOS:

Arregasse as mangas e coloque a mão na massa:

- pegue um saco de lixo grande e comece, um cômodo de cada vez;

- ande pela casa atrás de louças sujas;

- pegue o cesto de roupa suja e saia recolhendo todas as peças que você encontrar esparramada;

- recolha o lixo dos cestos e lave os banheiros;

- recolha o lixo do cesto da cozinha, lave e guarde as louças (desta vez, não deixe no escorredor!);

- faça a receitinha do amaciante de roupas e tire o pó dos móveis;

- passe a vassoura e um paninho com a misturinha de amaciante no chão;

Você deve estar pensando: "vou levar o dia inteirinho fazendo isso!"... Relaxe, não vai levar tanto tempo assim, só não vale perder o foco e se distrair. Coloque uma música legal e saia pela casa cantando e espantando a bagunça da sua vida.

Que tal fazer isso pelo menos uma vez por semana? Pelo menos até você estabelecer uma disciplina e as coisas se tornarem mais fáceis.

ESTABELEÇA A DISCIPLINA:

- Todos os dias tire 30 minutos para um cômodo específico da casa e 10 minutos para os demais, criando um rodízio semanal. Assim não acumula sujeira e nem bagunça.

Lembre das outras atividades que devem ser feitas de acordo com suas necessidades:

- mensalmente: lavar tapetes e cortinas, organizar documentos, arquivar contas pagas, limpar gavetas e armários...

Você sabia que se livrar da bagunça elimina 40% do trabalho doméstico em uma casa mediana? 80% da bagunça, na maioria dos casos, é resultado de desorganização e não de falta de espaço.

Pessoas que fazem muitas tarefas ao mesmo tempo são menos eficientes do que aquelas que focam em uma tarefa de cada vez. O tempo perdido passando de uma tarefa para outra aumenta a complexidade de todas as tarefas!

BENEFÍCIOS DA ORGANIZAÇÃO DOMÉSTICA:

- economia média de 30% no orçamento doméstico;

- aumento do espaço útil, que até pode triplicar;

- facilidade na manutenção da limpeza doméstica;

- agilidade na busca por objetos e materiais em qualquer tempo;

- maior durabilidade e melhor conservação dos objetos;

- mais qualidade e valor nutricional dos alimentos consumidos;

- mais tempo para seus projetos pessoais;

- mais qualidade de vida

Se não conseguir ou não tiver tempo, conte com a experiência da UP Organiza.

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