Como organizar livros?


Não são todas as pessoas que gostam de ler livros. Alguns tem preguiça, outros não gostam realmente de ler. Mas grande parte da população são leitores oficiais. Há os que gostam dos livros em papel e há os que preferem a leitura em ebook, que foi possibilitado hoje esse tipo de leitura com o avanço da tecnologia, o surgimento dos tablets, entre outros. Por isso, os livros, isto é, a leitura é um fascínio mundial. Há inúmeros gêneros de livros e cada indivíduo procura as suas preferências. Chega um momento que há tanto livros, mais tantos livros, que organizá-los se torna super necessário. Na verdade é necessário desde o primeiro livro, mas há os que não os organizam inicialmente.

Como as pessoas compram, e compram, e compram livros e são super protetoras deles, pelo menos eu sou, buscam diversas formas de organizá-los sem danificar, juntar poeira, e de fácil procura. Mas não é tão fácil quanto parece fazer uma boa separação. Por isso, neste artigo trarei algumas dicas de como guardá-los, são diversos opções que podem facilitar a você, amante de leitura, a encontrá-los, mantê-los conservados e bem dispostos, ajudando ainda na decoração.

Dicas de organização de livros. Como organizar?

Por cor (arco-íris)

Uma ótima opção para organizar os livros é separá-los por cores. No final fica muito bonito e a decoração reina. É uma ótima opção. Procure dispor na estante dos livros caixas do material que preferir e que combine com você para que os objetos pequenos sejam guardados e não fiquem espalhados, é uma boa para os marcadores de livros. A caixa proporciona volume e ajuda bastante na composição. Procure ter os apoiadores de livros, são ótimos e em grande variedade. Procure colocar livros deitados e em pé, horizontal e vertical, quebra e fica lindo. Procure misturar arranjos, vasos, porta-retratos e que fiquem em sintonia, é claro. Como aqui estamos organizando por cor, procure combinar os acessórios com as cores dos livros. A disposição é por sua conta. Na sua estante, na última prateleira por exemplo, utilize cestos de vime ou cestos decorados de sua preferência e guarde as revistas. É uma ótima opção.

Ordem alfabética por sobrenome do autor

É uma ótima forma de separar e organizar os livros. Por esse tipo de ordem alfabética priorizando o sobrenome do autor não é possível os livros do mesmo autor ficar separado, mesmo que publicados por editoras diversas. Sendo ótimo e fácil a localização.

Ordem alfabética por título

Utilizar a ordem alfabética por título é outra possibilidade, mas não é muito bom. Os livros de séries, como as trilogias ficam separados, mudam também a ordem, entre outro “mas”.

Separar por Editoras

Essa organização é prática e principalmente para as parcerias feitas com elas. É ótimo para separar e quando você precisar fazer as resenhas fica super fácil de encontrá-los. Para as pessoas que possuem TOC ou algo parecido é uma vantagem, já que as editoras procuram fazer os livros sempre com o mesmo tamanho, com isso, os livros não irão ficar desalinhados facilmente.

Separar por gênero

Organizar os livros por gêneros é meio complicado, porque pode ocorrer de alguns livros serem mais de um gênero, porém é uma outra forma de organizar livros. Organizar dessa forma direciona você quando quiser ler livros de romance, por exemplo, ou ação. Facilita e muito.

Ordem cronológica

Não é impossível separar os livros em ordem cronológica.Há três formas de fazer essa separação, que são:

  • Saber a data que o livro foi comprado ou ganhado, precisará de uma memória “monstro”;

  • Saber o lançamento do livro, que é a mais fácil;

  • Ou organizar pela ordem da leitura, tipo quando você acabar, já coloca de volta na estante.

Organizar por sua preferência

Esse tipo de organização é muito pessoal. Aqui você dispõe os livros da forma que você achar conveniente, de acordo com a sua preferência. Fica até redundante, porque é basicamente isso, e super simples, basta você organizar da forma que preferir. É claro que essa forma é linda porque a separação é única e só sua, mas torna difícil encontrar os livros, em todo o caso.

Não lidos e lidos

Separar os livros em lidos e não lidos é prático. Você consegue manter a leitura sempre em dia e tira o peso das costas quando vê que há livros demais na estante que não foram lidos.

Organizar por altura

Essa opção de separar os livros vai ser bem parecida com a separação por Editoras, já citada acima, porém ela irá ficar mais exata. Para as pessoas que não suportam os livros juntos com tamanhos diferentes e disforme, é uma ótima escolha.

Se não conseguir ou não tiver tempo, conte com a experiência da UP Organiza.

#personalorganizer #uporganiza #uporganiza #organizacoresidencial #organizacaoempresarial #palestraorganizacional #organizacaoparamudanca #treinamentodomestico

Posts Em Destaque
Posts Recentes