6 PASSOS PARA UMA CASA ORGANIZADA


6 PASSOS PARA UMA CASA ORGANIZADA

1. IDENTIFIQUE A FONTE DO ACÚMULO

Nenhuma bagunça nasce sozinha. Acúmulo é normalmente um sintoma de um problema de organização maior. Se no final do dia, você tem uma pilha de roupas no chão do seu quarto, pode ser que o cesto de roupa suja esteja localizado em um lugar de difícil acesso ou talvez ele não tenha o tamanho adequado para as suas necessidades e uso.

Se a casa está em completa desordem, pode ser que você não esteja planejando as suas tarefas de manutenção doméstica de forma adequada na sua agenda. Você “sabe” que tem que limpar o banheiro, mas nunca marca na agenda o dia e a hora que irá fazer isso, não criando assim o tempo para realizar a manutenção da sua casa.

2. ADOTE UMA NOVA ABORDAGEM

Uma vez que você tenha identificado o problema, busque ativamente a solução.

Se as crianças tiram a roupa no banheiro e estas viram “tapete”, todas jogadas no chão, então é hora de mover o cesto de roupa suja do quarto para o banheiro. Ou, se as roupas de ginástica ou esportes estão deixando o cesto “empesteado” com o mau cheiro, é hora de comprar um saco ou bolsa de roupa suja que permita a circulação de ar, exclusiva para este uso.

Use soluções de organização para facilitar a sua vida, especialmente no seu dia a dia, quando tudo é corrido e você tem menos tempo para manter a sua casa.

Exemplos de soluções de organização são:

  • ganchos na parede, perto da porta usada pelas crianças, para elas colocarem a mochila, casaco etc.,

  • bandejas giratórias que facilitem o alcance de produtos, que de outra forma estariam “laaaá no fundo” da prateleira,

  • colméias ou organizadores de gaveta para dar uma casa para cada item dentro da gaveta,

  • prateleiras que aumentam a utilização vertical do seu armário,

  • cabides mais finos e de melhor qualidade, que te dão mais “espaço” no varão e não deformam a sua roupa.

3. ATAQUE A BAGUNÇA E O ACÚMULO, DIARIAMENTE E A CADA ESTAÇÃO.

As pessoas me perguntam o tempo todo como eu mantenho a minha casa limpa e organizada, mas infelizmente não há uma pílula mágica: o trabalho doméstico tem que ser feito, ainda que em pequenas etapas, garantindo que tudo seja realizado e mantido para que a vida flua de forma fácil e prazerosa.

Diariamente – ande pela sua casa e recolha todos os itens que estejam fora do lugar, jogue correspondência e papéis fora, guarde aquele projeto ou jogo inacabado e assim por diante. Aos poucos a sua casa vai ficar livre de qualquer bagunça e eu prometo, será muito mais fácil de limpar.

A cada estação– marque um tempo durante um final de semana só para organizar a sua casa. Agende uma manhã ou tarde e dedique-se a eliminar qualquer acúmulo que você encontre pela casa. Não permita que interrupções te distraiam e te afastem do seu objetivo de deixar a sua casa totalmente organizada. Desligue a televisão, ponha o seu celular no silencioso e avise a todos na casa que você está trabalhando e não quer ser interrompida.

Se você vem mantendo uma rotina de cuidado diário, esta etapa será muito mais fácil e com o tempo, você irá completá-la muito mais rapidamente.

4. DEVO REMOVER TUDO ANTES DE COMEÇAR?

Vá devagar para que você não se sinta sobrecarregada. Se você vai organizar a garagem ou um quarto muito bagunçado e cheio de tralha, não retire tudo de uma vez. Você poderá se cansar rapidamente, sabotando o seu plano de organização, pois você não conseguirá completar o projeto e isso irá tirar toda a sua motivação para continuar. Porém, se você está organizando um espaço pequeno, como armários de banheiros ou gavetas da cozinha, organize um de cada vez. Esvazie completamente cada gaveta ou armário, colocando todos os itens que irão voltar para eles na pia, ou em um lençol estendido no chão.

5.LIMPE

Uma vez que a área que você irá organizar esteja vazia, é hora de fazer uma limpeza profunda. Use materiais de limpeza adequados para a área que você irá organizar.

Se você tem um closet, passe o aspirador no chão e nos rodapés. Passe um pano nas gavetas e prateleiras, espere secar completamente e somente então aplique forros, se for usá-los.

Desinfete áreas de difícil acesso na cozinha e no banheiro, já que uma vez que você re-coloque seus pertences, você provavelmente não irá limpar estas áreas novamente por algum tempo.

6. ENCONTRE A NOVA “RESIDÊNCIA” PARA CADA ITEM

Uma vez você tenha limpado o espaço, você pode então começar a organizar os seus pertences. Coloque de volta no lugar apenas o que você usa ou quer manter, de forma que você tenha sempre espaço sobrando nos seus armários, gavetas e prateleiras.

Considere como e quando cada item é utilizado. Por exemplo, você provavelmente precisa da colher de pau diariamente para cozinhar, de forma que ela deve ficar ou na gaveta mais próxima ao fogão ou em um pote, ao lado do fogão. Já os equipamentos, como a batedeira, podem ficar guardados em um armário menos central, pois você os utiliza menos – a não ser é claro, que você ame fazer bolos, cupcakes!

Repita este processo para cada área de sua casa. Pense em como você pode utilizar o espaço de forma mais eficaz, faça um plano e vá implementando no seu tempo.

Aos poucos sua casa se tornará um espaço limpo, sem excessos e livre de bagunça, totalmente organizado para o seu estilo de vida e necessidades.

Se não conseguir ou não tiver tempo, conte com a experiência da UP Organiza.

#personalorganizer #uporganiza #uporganiza #organizacoresidencial #organizacaoempresarial #palestraorganizacional #organizacaoparamudanca #treinamentodomestico

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

@ Todos os direitos reservados à Up Organiza  Soluções em Organização.

Desenvolvido por PSSConsultoria - www.pssconsultoriamkt.com.br

 

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon